Lorem ipsum dolor sit amet consectetur adipisicing elit. Vero voluptate

Obrigada por nos contatar!

Seu formulário foi enviado com sucesso, em breve responderemos sua mensagem.

Dinamômetro

15 de Agosto, 2025

Principais características dinamômetro de rolo x dinamômetro de motor

Um dinamômetro de motor é um equipamento utilizado para medir o desempenho de motores, ou seja, sua potência e torque. Ele é uma ferramenta essencial para preparadores de motores, engenheiros e oficinas mecânicas, pois permite avaliar com precisão o comportamento do motor em diferentes rotações e condições de carga, sem que o veículo precise se deslocar.



De forma simplificada, pode-se imaginar o dinamômetro como uma “esteira” para o motor ou veículo, onde ele trabalha como se estivesse em movimento, mas em um ambiente controlado.



Como funciona:


Diferente do que muitos imaginam, o dinamômetro não mede a potência diretamente. Ele mede o torque (força de torção que o motor produz) e a velocidade de rotação (RPM). Com esses dois dados, a potência é calculada através da fórmula:



Potência = (Torque × RPM) ÷ Constante
Por exemplo: se um motor está produzindo 20 kgfm de torque a 3.000 RPM, a potência será de aproximadamente 82 cv.
 


O funcionamento básico é o seguinte: o dinamômetro aplica uma carga ou resistência ao motor. 
Enquanto o motor gira contra essa resistência, sensores de alta precisão realizam duas medições principais:



•    Torque: Um sensor chamado célula de carga mede a força exercida pelo motor para vencer a resistência.
•    Velocidade de Rotação (RPM): Outro sensor mede a rotação do eixo do motor ou das rodas.



O software especializado, feito pelo time interno da Servitec, converte esses dados em potência em tempo real e apresenta um gráfico detalhado do desempenho ao longo de toda a faixa de rotação. Assim, é possível identificar picos de torque e potência, bem como possíveis falhas ou perdas de eficiência.



Tipos de dinamômetros

•    Dinamômetro de Rolo: Veículo posicionado com as rodas motrizes sobre rolos que simulam a resistência da estrada. Indicado para testes em veículos completos, incluindo perdas da transmissão e pneus.
•    Dinamômetro de Bancada ou de Motor: O motor é removido do veículo e instalado diretamente no dinamômetro, eliminando perdas da transmissão e oferecendo medições mais precisas.
Uma forma simples de entender: o dinamômetro de rolo mede o desempenho “como na rua”, enquanto o de bancada mede a capacidade pura do motor.


O dinamômetro é uma ferramenta poderosa que permite quantificar e otimizar o desempenho de um motor, fornecendo dados cruciais para o desenvolvimento, ajuste fino e diagnóstico de possíveis falhas. Seja em testes de motores completos ou apenas do bloco, ele oferece medições precisas e confiáveis, essenciais para qualquer aplicação técnica ou de alta performance. Para mais informações, entre em contato com a nossa equipe de vendas
 


Post atualizado em 15 de Agosto, 2025.

autor

Servitec

compartilhe