Lorem ipsum dolor sit amet consectetur adipisicing elit. Vero voluptate

Obrigada por nos contatar!

Seu formulário foi enviado com sucesso, em breve responderemos sua mensagem.

Dinamômetro Carro Moto

14 de Julho, 2025

Qual é a função do OBD2?

O que é OBD2?

 


OBD2 (On-Board Diagnostics II) é um sistema eletrônico e de autodiagnóstico de veículos. É um recurso integrado ao computador de bordo na maioria dos automóveis atualmente. As informações são geradas pelas unidades de controle do motor (ECU ou módulos de controle) e trafegam pela rede de comunicação do veículo. Possui um conector padronizado e é gerido por normas e protocolos padronizados de comunicação. Pode-se dizer que funciona como um "cérebro", que monitora a saúde do carro ou moto, especialmente no que diz respeito às emissões e ao desempenho geral.


Qual é a função do OBD2 no dinamômetro?
 

A principal função do dispositivo OBD2 (On-Board Diagnostics II) é fazer leituras das variáveis disponíveis nas redes de comunicação do veículo, como a CAN. Desse modo os dados podem ser facilmente visualizados em tempo real e gravados com os testes de potência do veículo, facilitando a interpretação, comparação e cruzamentos de dados gráficos no software do dinamômetro.


Como o OBD2 funciona?


O sistema OBD2 trabalha com uma rede de sensores espalhados pelo veículo. Esses sensores monitoram constantemente diversos componentes e sistemas, como:

•    Motor e transmissão (powertrain): RPM do motor, velocidade do veículo, temperatura do líquido de arrefecimento, etc.
•    Sistemas de emissões: Níveis de oxigênio, eficiência do catalisador, etc.
•    Outros sistemas: Nível de combustível e, em alguns veículos mais modernos, até mesmo ABS e airbags.




Se algum desses sensores detectar um problema ou se um valor estiver fora da faixa normal, o sistema OBD2 pode:

1.    Gerar um Código de Problema de Diagnóstico (DTC - Diagnostic Trouble Code): esse código é padronizado (por exemplo, P0420) que indica a área do problema.
2.    Acende a Luz Indicadora de Mau Funcionamento (MIL - Malfunction Indicator Light): Também conhecida como "luz de verificação do motor" ou "check engine" no painel do carro, alertando o motorista sobre uma irregularidade.
3.    Armazena informações: O sistema grava dados importantes sobre a falha, como o momento em que ocorreu e as condições do veículo.

Quais são os benefícios do OBD2?



•    Monitoramento em tempo real: o OBD2 fornece acesso de dados em tempo real sobre veículo, e juntamente com os dados de desempenho gerados pelo dinamômetro facilitam ao mecânico nas tarefas, seja na manutenção ou na preparação do veículo.
•    Cruzamento de Dados: é uma grande vantagem poder contar com dados disponibilizados pela OBD2 plotados no mesmo gráfico de potência do veículo. Entender em ponto específico se o torque aumentou ou diminuiu devido ao avanço de ignição lido, ou à pressão de ar na admissão informado.
•    Diagnóstico preciso: Mecânicos (e até mesmo proprietários de veículos) podem conectar a ferramenta de leitura à porta OBD2 (geralmente localizada sob o painel, perto da coluna de direção) para acessar os dados em tempo real. Isso permite identificar rapidamente qualquer problema ou comportamento, economizando tempo e dinheiro em reparos e preparações.
•    Controle de emissões: O OBD2 foi originalmente padronizado para garantir que os veículos atendam aos padrões de emissões durante toda a sua vida útil, contribuindo para um ambiente mais limpo.
•    Manutenção preventiva: Ao detectar problemas em estágio inicial, o OBD2 ajuda a evitar que pequenas falhas se transformem em grandes e custosas avarias.



Em síntese, o OBD2 é uma ferramenta essencial na manutenção automotiva moderna, permitindo uma comunicação padronizada com o veículo para diagnóstico, monitoramento e garantia da conformidade ambiental. Para mais informações sobre o OBD2 entre em contato com a Servitec.
 


Post atualizado em 14 de Julho, 2025.

autor

Servitec

compartilhe